Como vender todos os dias sem gastar uma fortuna com publicidade

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Como vender todos os dias sem gastar uma fortuna com publicidade

Neste artigo, você vai aprender a executar uma campanha de vendas online que pode reduzir cerca de 90% ou mais os seus gastos com publicidade.

Um aviso importante: Este artigo é para você que é um pequeno ou médio empresário ou profissional autônomo (médicos, engenheiros, arquitetos, fisioterapeutas, coaches… etc) e que estejam enfrentando dificuldades em atrair clientes e gerar vendas diariamente para o seu negócio.

Antes de eu te falar sobre a Campanha de Aquisição, deixa eu te fazer uma importante pergunta:

Você sabe onde estão os seus clientes neste exato momento?

Onde estão os seus clientes?

Quando faço essa pergunta, muitos empresários ficam perdidos e não sabem o que responder. O fato é que os seus clientes estão na internet. Possivelmente em um destes 3 lugares:

#1 - Google

Seus clientes estão no Google, pesquisando como resolver algum problema (dor) específico:

  • Como emagrecer;
  • Como perder barriga;
  • Onde eu encontro um restaurante japonês na minha cidade;
  • Como fazer receitas gostosas e saudáveis para diabéticos.

Enfim, eles estão no Google em busca de uma solução para seus incômodos.

O Google, é hoje, o 2º site mais acessado em todo o mundo e é disparado o maior buscador do planeta.

Provavelmente não estou te falando nenhuma novidade… Mas, a pergunta é:

Como você está utilizando o poder do Google para gerar vendas diárias para o seu negócio?

De agora em diante, eu recomendo fortemente que você passe a olhar o Google como seu aliado para ajudar a sua empresa a vender mais e melhor.

#2 - Redes Sociais

Há uma grande possibilidade da maioria dos teus clientes estarem agora mesmo acessando o Facebook, assistindo vídeos no Youtube, consumindo conteúdos em blogs e portais de notícias, postando fotos no Instagram, conversando no Whatsapp ou acessando alguma outra das milhares de redes sociais que existem.

Bom, acho que não preciso nem dizer o quanto é importe a sua empresa estar presente nessas mídias. Sei que você já entendeu…

#3 - Lendo Emails

Esse é um ponto polêmico… Muitas pessoas gritam aos “4 ventos” que as pessoas não leem mais emails, que o Email Marketing morreu… Mas não é bem assim. Apesar das pessoas estarem conectadas o tempo todo nas redes sociais, elas usam muito sua conta de email. E isso acontece por 2 motivos:

Motivo #1: Para cada rede social que o seu cliente possui ele precisou cadastrar uma conta de email. Desta forma, para ele permanecer nessas redes sociais, precisa de uma conta de email ativa.

Motivo #2: As pessoas se habituaram a utilizar o email para assuntos profissionais. Quando a comunicação exige formalidade e profissionalismo, elas utilizam o email. Deixando as redes sociais para assuntos informais e corriqueiros.

Utilize o Email Marketing de forma séria e profissional na sua empresa e você certamente vai obter resultados incríveis.

Confira alguns Números do Email Marketing:

Número do Email Marketing 1
Número do Email Marketing
Número do Email Marketing

Você consegue perceber o poder que a sua empresa pode ter nas mãos utilizando o email marketing? E o quanto você pode alavancar suas vendas com essa estratégia?

Bom, você já deve estar ciente da importância de estar na internet e de usar a ferramentas certas para obter os resultados que você deseja para o seu negócio.

Se você tiver entendido que a sua empresa precisa estar na internet e que o Email Marketing é a principal ferramenta para a sua empresa vender muito mais, eu já estou mais do que satisfeito.

Então, sem mais delongas, vamos ao tema do artigo: Campanha de Aquisição!

Campanha de Aquisição

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A Campanha de Aquisição foi criada nos Estados Unidos durante a crise de 2008. Os profissionais de Marketing Digital norte-americanos estavam enfrentando muitas dificuldades para vender seus produtos e serviços e encontraram nessa estratégia uma forma de driblar a crise, vendendo algo barato logo de início e gerando ótimas experiências de pós venda e assim conquistando mais clientes.

A Campanha de Aquisição é uma campanha de vendas online que tem o objetivo de reduzir drasticamente o seu gasto com publicidade ao mesmo tempo que aumenta o seu lucro e constrói uma lista de emails com maior potencial de compra. Isso é feito vendendo um produto de baixo valor logo que a pessoa entra na sua lista e vendendo outros produtos conhecidos como turbinadores de lucros na sequência, conforme ilustrado na figura acima.

Uma Campanha de Aquisição tem basicamente 2 objetivos principais:

1 - Construir uma lista de leads e clientes simultaneamente

O objetivo principal de uma Campanha de Aquisição é construir uma lista de emails (leads) e realizar uma primeira venda imediatamente. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo que você atrai pessoas interessadas no seu negócio, você já conquista os primeiros clientes. E você deve estar se perguntando: “Fred, por que isso é tão importante?”. Está cientificamente comprovado que pessoas que já compraram algo de uma empresa, têm 11 vezes mais chances de comprar novamente.

Um cliente vale 11 VEZES mais do que uma pessoa que nunca comprou nada de você.

Isso acontece porque ao realizar uma compra, a primeira barreira da desconfiança e do medo já foi vencida. A partir do momento em que a pessoa passa o cartão e entrega o dinheiro dela, seja R$ 1 real… algo acontece no seu subconsciente e ela se torna mais propensa a repetir a experiência de compra como você. Levando em consideração que você gerou uma ótima experiência de pós compra. Certo?

A campanha de ativação torna o seu processo de venda mais simples. Pois, o que você acha que é mais fácil: conseguir um novo cliente ou vender novamente para quem já comprou algo de você? Certamente, vender para quem já te conhece e confia em você é muito mais fácil e mais barato também 🙂 . Nesse sentido, a campanha de aquisição serve para separar o “joio do trigo”, ou seja, separar quem tem maior potencial para comprar de você no futuro dos curiosos que estão “só dando uma olhada”.

IMPORTANTE: Esse primeiro produto que é vendido em uma Campanha de Aquisição deve ter um preço bem baixo. Pois, o intuito é que o preço não seja um obstáculo para seu cliente. O ideal é que ele custe entre R$ 7 e R$ 97 reais (dependendo do mercado).

2 - Garantir um retorno financeiro IMEDIATO

O segundo objetivo de uma campanha de aquisição é garantir um retorno financeiro imediato e recuperar o investimento em publicidade. Quando se investe na captação de leads, um dos maiores problemas que os empresários enfrentam é gastar muito dinheiro com anúncios para somente depois de algum tempo vender e recuperar o seu investimento. Se você está fazendo isso PARE IMEDIATAMENTE!

Rodando uma campanha de aquisição, você vai poder recuperar esse investimento rapidamente, pois o produto oferecido logo no início tem essa função: recuperar no todo ou em parte o seu investimento inicial em anúncios. Assim, você recupera o seu investimento de forma imediata. Muitas vezes até com lucro.

Os 5 Elementos de uma Campanha de Aquisição

A primeira coisa que você precisa ter para executar uma campanha de aquisição é uma Fonte de Tráfego. Que podem ser anúncios no Facebook, Youtube, Google Adwords, sites de parceiros, dentre outros. Quanto mais fontes de tráfego você tiver melhor. A ideia é não depender apenas de uma única fonte de tráfego… É aquela velha história de “não colocar todos os ovos numa única cesta”.

Não necessariamente esses fontes precisam ser pagas… você pode gerar tráfego por meio de vídeos no Youtube e artigos no blog por exemplo.

Uma Campanha de Aquisição precisa de 5 Elementos para ser executada com perfeição (ver figura anterior com a estrutura completa).

1 - Página de Captura com Imã Digital

A página de captura com imã digital é uma página onde você vai oferecer um produto digital gratuito em troca do email do seu lead (potencial cliente). Por isso o nome de imã digital, pois tem a intenção de atrair as pessoas para conhecer mais sobre você e o seu negócio.

É justamente para a página de captura que o seus anúncios devem estar direcionados.

O produto oferecido na página de captura pode ser um Ebook, uma videoaula, um guia em pdf ou qualquer outro arquivo digital que ensine algo relevante para o seu lead a respeito do seu produto ou serviço. É importante que esse material seja de altíssima qualidade e entregue muito valor para as pessoas. O ideal é que esse conteúdo seja tão bom que ele pudesse ser vendido.

Uma página de captura deve conter obrigatoriamente 7 elementos:

#1 – Logo da empresa

#2 – Título que chame a atenção

#3 – Formulário de captura de dados (email, nome, telefone…)

#4 – Imagem do imã digital

#5 – Pontos de destaque do seu imã digital

#6 – Botão com Chamada para Ação (“Baixe agora!”)

#7 – Link para a Política de Privacidade e Termos de Uso

 

Exemplo de uma página de captura:

Exemplo de uma página de captura

Existem diversas ferramentas no mercado para criar páginas de captura. Confira abaixo as ferramentas que eu recomendo:

Lead Lovers (Página de captura e ferramenta de email marketing)
Link: http://leadlovers.com/assinar

Optimizepress (Página de captura)
Link: https://www.optimizepress.com

2 - Página de Obrigado com Oferta

A página de obrigado com oferta é simplesmente um vídeo ou uma sequência de textos (carta de vendas) onde você oferece um produto de baixo valor. Desta forma, logo após a pessoa deixar o email para baixar o imã digital, você faz uma oferta de um produto barato (de R$ 7 a R$ 97 reais).

Importante: Esse é um ponto que 99% das empresas não estão aproveitando, pois os empresários nem sabem desse tipo de estratégia. E você está descobrindo aqui em primeira mão, então aproveita e põe em prática :).

3 - Página de Pagamento

A página de pagamento é simplesmente a página do seu gateway de pagamento, onde seu cliente vai efetuar o pagamento no cartão de crédito, boleto e etc.

Existem diversos gateways de pagamento no mercado, com taxas de cobranças variadas.

4 - UPSELL

UPSELL é uma técnica de turbinador de lucros, ou seja, ele ajuda a aumentar o faturamento das suas vendas. Consiste em oferecer um outro produto, geralmente mais caro imediatamente depois de uma primeira compra.

Numa Campanha de Aquisição, o upsell é oferecido logo após a pessoa comprar o seu produto de baixo valor na página de obrigado.

Essa estratégia é responsável por maximizar o lucro no funil de vendas, pois ao invés de realizar uma única venda de um produto barato, você pode realizar duas vendas com um único esforço.

Sabe aquela famosa pergunta do atendente do Mac Donald’s: “Quer que eu aumente sua batata por mais 1 real?”. Isso é um UPSELL! Percebeu o poder desse turbinador de lucros?

Então use! 😉

5 - UPSELL 2 (Opcional)

Após a pessoa comprar o seu upsell, você pode oferecer um novo produto, um segundo upsell, mas eu não gosto muito dessa abordagem para não parecer estar forçando demais a venda. Se você for oferecer um segundo upsell, ele deve complementar o primeiro, ou seja, deve entregar um benefício maior e relacionado ao benefício do primeiro upsell.

Exemplo Prático

Eu gravei um vídeo mostrando passo a passo, como fazer uma Campanha de Aquisição. Recomendo muito que você assista até o final.

Se quer a minha ajuda pessoal para te ajudar a planejar e executar esse e outros tipos de campanhas no teu negócio, clique aqui e preencha uma aplicação e me conte um pouco sobre o teu negócio.

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