3 Erros fatais que as empresas cometem ao anunciar na internet. O #3 pode decretar sua falência!

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3 Erros fatais que as empresas cometem ao anunciar na internet. O #3 pode decretar sua falência!

Nesse artigo eu vou te revelar 3 erros fatais que a maioria das empresas comentem ao anunciar na internet e que talvez você também esteja cometendo. Eu também vou responder a seguinte pergunta: “como divulgar minha empresa?”. Vou te mostrar como fazer isso do jeito certo. Por isso é extremamente importante que você preste muita atenção e leia até o final, caso queira ter resultados de verdade, ao invés de perder dinheiro com publicidade que não gera resultado.

O anúncio é uma importante etapa de uma Campanha de Vendas Online. Pois eles permitem ao empresário captar um público bem segmentado e mais propenso à compra. Anúncios feitos da forma correta podem determinar se você vai obter ótimos resultados nas suas vendas ou se vai apenas encher os bolsos das plataformas de anúncios.

Continue lendo esse artigo que você vai descobrir:

  • Os 3 erros mortais que você deve evitar a todo custo ao investir em anúncios;
  • Por que o anúncio não serve para vender;
  • Como diversificar suas fontes de tráfego;
  • O erro que pode definitivamente falir o seu negócio.

 

Todos os dias, empresas perdem centenas e até mesmo milhares de reais em publicidade ineficiente. Em sua maioria porque cometem um desses 3 erros.

Baixe o guia completo em pdf com os 3 erros fatais que as empresas cometem ao anunciar na internet.
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Como divulgar minha empresa?

Como divulgar minha empresa? Essa é uma das perguntas mais recorrentes entre os empresários brasileiros. Todos querem uma forma definitiva de divulgar a sua empresa e parar de perder dinheiro com publicidade.

Por isso, trouxe para você esse incrível artigo que vai te revelar os 3 erros fatais que as empresas cometem ao anunciar na internet. Tome muito cuidado, pois o #3 pode definitivamente falir a sua empresa.

Erro #1 - Criar anúncios sem propósito (sem planejamento)

O que eu mais vejo na internet são empresas anunciando de forma totalmente aleatória, sem propósito e sem nenhum planejamento.

Muitos empresários acreditam que simplesmente colocando um anúncio na internet a sua empresa vai “bombar” e as suas vendas vão aumentar da noite para o dia. O que eles não sabem é que apenas estar na internet não adianta nada. De verdade, isso não traz nenhum resultado.

Dá uma olhada nesse exemplo….
Este é um anúncio de empresa local aqui da minha cidade que paga algo entre 1500 a 3000 reais por mês para ter um banner de anúncio em um dos portais de notícias mais conhecidos da região…

O anúncio direciona a pessoa que clica para a página principal do site da empresa…

Aqui temos outro anúncio que a empresa faz no mesmo site:

Nesse caso o banner não possui link, ou seja, ele não leva para lugar nenhum. Está ali apenas para fazer “branding”.

Agora eu te pergunto: qual o problema dessa estratégia? Por que esses tipos de anúncios não funcionam?

É simples, eles não entregam nenhum valor para as pessoas. A única coisa que eles fazem é mostrar que a empresa existe e se alguém um dia quiser comprar o tipo de produto que ela vende pode encontrar lá. Uma estratégia totalmente passiva que por si só não gera nenhuma venda. Creio que você não quer isso para o seu negócio. Certo?

É importante enfatizar que apenas estar na internet não ajuda nenhuma empresa a vender. Porém hoje, ter uma presença online é obrigatório, mas apenas isso não diferencia nenhuma empresa no mercado e não gera os resultados que você como empresário deseja. É preciso usar os anúncios de forma estratégica e inteligente, focando na geração de vendas diárias para o seu negócio.

Solução:

Pegando a empresa do exemplo: Como que essa empresa poderia fazer para ter resultados com seus anúncios?

Vamos lá… Ao invés de simplesmente deixar um anúncio sem link ou direcionar o anúncio para a página principal do site, ela deveria enviar a pessoa que clica no anúncio para uma página de captura oferecendo um imã digital gratuito.

Por exemplo: Poderia ser oferecido um guia em PDF com “5 dicas infalíveis para você economizar na sua próxima reforma”.

E em troca desse material gratuito a pessoa deixa o contato dela (nome, email, etc.) e esses dados são gravados em uma lista de emails. Daí pra frente a empresa pode manter contato com essa pessoa enviando dicas sobre a área de construção e assim, ganhar a confiança dela, e posteriormente fazer ofertas dos seus produtos.

Você quer ter clientes fieis? Então, eu recomendo fortemente que você utilize essa estratégia. Não importa o mercado, apenas adapte e use o método! Inclusive, eu tenho um artigo que mostra com mais detalhes uma campanha que permite utilizar esta técnica de forma muito eficaz. Link do artigo: Como vender todos os dias sem gastar uma fortuna em publicidade

Erro #2 - Tentar vender com anúncios

Você deve estar pensando: “Fred, você ficou maluco! Como assim, não vender com anúncios?”.

Vou te falar uma coisa e gostaria que você gravasse profundamente na sua mente… Anúncio não foi feito para vender… Vou repetir: anúncio não foi feito para vender

O objetivo de um anúncio é chamar a atenção das pessoas certas para iniciar um relacionamento com elas, entregar algo que faça a diferença nas suas vidas e somente aí conduzi-las para o fechamento de uma venda.

A venda é um processo e ele tem 3 etapas:

Etapa 1:

Primeiro a pessoa te conhece.

Etapa 2:

Você ganha a confiança dela entregando algo que a faça entender mais sobre os seus produtos ou serviços e como eles resolvem o problema dela.

Etapa 3:

Você vende.

As pessoas só compram de quem eles gostam e confiam

Tentar vender para alguém que não te conhece e que não confia em você é o mesmo que pedir uma mulher em casamento logo no primeiro encontro. Não funciona porque ela não te conhece o suficiente e não sabe se você é a pessoa certa. Percebe a importância de criar um bom relacionamento com seus possíveis clientes?

Então, entregue conteúdos úteis sobre o teu mercado, se torne uma autoridade para as pessoas com relação ao seu nicho de atuação e venda todos os dias, cada vez mais e melhor. Este é o processo da venda perfeita.

Vamos a um exemplo prático

A loja online Dafiti utiliza muito a estratégia de enviar as pessoas diretamente de um anúncio para suas ofertas. Abaixo tem uma imagem de um dos seus anúncios no Facebook:

Então, eles direcionam esse anúncio para a página da oferta, como pode ser visto na imagem abaixo:

Considerando que eu nunca comprei lá (o que é verdade), que eu não conheço a qualidade dos produtos da loja, que não sei se a entrega é rápida, não sei como é a política de troca caso o produto não sirva. Quais são as chances que eu compre um produto deles? Posso te afirma com toda certeza que é quase ZERO.

Inclusive, já aconteceu comigo várias vezes de clicar no anúncios deles porque o preço me chamou a atenção (2 sapatênis por R$ 99 reais), colocar o produto no carrinho e na última hora desistir, porque várias dúvidas pairavam na minha mente:

  • O produto é confortável?
  • E se não servir?
  • Se é tão barato, talvez a qualidade não seja tão boa.

Todas essas objeções são normais em qualquer tipo de mercado e não eliminá-las pode custar muitas vendas para a sua empresa.

Então, você pode estar se questionando: “Tá, mas a Dafiti vende muito. É uma das maiores lojas de vestuários online do país.”. Concordo com você, e poderia vender muito, muito mais se utilizasse estratégias mais eficientes, entregando valor primeiro e tirando as dúvidas dos seu clientes antes de oferecer qualquer produto.

Para você ter uma ideia, eu estou cadastrado na lista de emails deles e recebo emails todas as semanas e 100% desses emails são exclusivamente de vendas. É uma versão moderna daquele vendedor chato que quer por tudo de empurrar um produto.

Se você já utiliza Email Marketing na sua empresa e também age desta forma, por favor, pare agora mesmo, termine a leitura desse artigo que você vai descobrir como proceder de uma forma que realmente vai te trazer resultados. Combinado?

Não estou aqui julgando a empresa, nem tenho essa pretensão, o que estou fazendo é apenas te alertando para que você fique ciente que esse tipo de estratégia é muito mais cara e produz poucos resultados. O que estou te propondo é trabalhar de forma mais inteligente e focada no resultado.

Solução:

A minha sugestão é que você crie uma estratégia de anunciar para criar uma lista de emails. Ao invés de você enviar as pessoas diretamente do anúncio para verem os seus produtos, envie-as para uma página de captura onde você pode oferecer um arquivo digital gratuito (ebook, pdf, videoaula…) em troca do email dela. Neste artigo eu mostro como executar uma campanha de vendas que permite fazer isso de forma muito eficiente.

Uma vez capturado esse email, envie conteúdos que elimine suas possíveis dúvidas como eu mencionei no caso da Dafiti. Esses conteúdos podem ser vídeos no Youtube, Facebook ou artigos no blog. Enfim, eduque as pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço. Assim, você ganha a confiança delas, deixando-as preparadas para o próximo passo, que é fazer a oferta. Em muitos casos você nem precisará oferecer o seu produto ou serviço, pois você já entregou conteúdos de tanta qualidade e gerou tanto valor que as pessoas naturalmente vão sentir o desejo de comprar de você.

Importante: Jamais, never, nunca, em hipótese alguma, compre lista de emails. Isso não funciona e ainda vai destruir a reputação da sua empresa. Uma lista deve ser construída. As pessoas devem te dar autorização para enviar emails para elas. Assim, você também vai ter uma autorização para vender algo para elas.

Eu vou repetir para que fique bem claro: Nunca compre lista de emails! Conselho de amigo…

Erro #3 - Não medir os resultados dos anúncios

Um dos maiores erros cometidos pelos empresários principalmente quem anuncia na TV ou no Rádio é não conseguir medir os resultados da sua publicidade. Eles simplesmente pagam caro, por 30 segundos de publicidade e não tem a mínima noção de quantos clientes esses anúncios levaram para a sua empresa e quanto de faturamento essa publicidade gera para o seu negócio.

O que acontece geralmente é que eles pagam um valor X em anúncios e vendem meio X e o pior é que muitas vezes nem sabem que estão tendo prejuízo, pois não mensuram os resultados. Isso pode definitivamente quebrar qualquer empresa, pois é “andar no escuro”, não tem como saber se o próximo passo é o precipício ou a porta da salvação.

Esse tipo de erro não é exclusivo de quem anuncia na TV ou no rádio. Empresas que anunciam na internet também comentem esse erro básico, porém extremamente perigoso.

As vezes por falta de conhecimento ou de tempo, os empresários não realizam a mensuração de seus resultados. Colocam seus anúncios e deixam lá rodando sem saber como estão indo e por fim ficam desapontados por não venderem.

Uma das maiores vantagens da publicidade online é permitir acompanhar e mensurar os resultados dos anúncios praticamente em tempo real. Para isso existem diversas ferramentas muito poderosas e muito eficientes que permitem aos empresários saberem quais campanhas estão trazendo retorno positivo para a sua empresa, te permitido focar apenas nas campanhas que dão resultados. Uma dessas ferramentas fantásticas é o Google Analytics.

Solução:

Se você estiver anunciando no Facebook, Youtube, Google e Instagram por exemplo, eles possuem ferramentas próprias que fazem a gestão dos anúncios e mensuração dos resultados. Caso, esteja anunciando em blogs, portais de notícias ou sites diversos você pode utilizar o Google Analytics para fazer esse trabalho. Mensure e mantenha apenas as campanhas que estão te dando retorno. Assim, você não desperdiça dinheiro e aumenta o seu faturamento sempre.

Eu tenho uma cultura que levo muito a sério no meu trabalho que é: “Andar a milha extra”, ou seja entregar sempre mais do que eu prometo. Por isso, vou te dar 2 dicas bônus, pois tenho certeza que vão te ajudar a elevar as suas vendas ainda mais.


Dicas Bônus

Dica Bônus #1 - Diversifique as suas fontes de tráfego

Um erro muito comum, que eu também já cometi muito é depender apenas de uma única fonte de tráfego, ou seja, fazer anúncios em um único lugar. Muitos empresários só anunciam no Facebook, ou só no Google Adwords, outros apenas em portais de notícias, como o exemplo que eu te mostrei no Erro #1. Isso é muito perigoso e pode colocar a sua empresa em maus lençóis.

Vamos imaginar uma situação… imagine que você baseia todo o seu negócio, a sua estratégia em anunciar apenas no Facebook para trazer pessoas até a tua empresa e estes anúncios estão de proporcionando vender 5, 10 mil por dia. E de repente, de uma hora pra outra o Facebook muda suas regras e decide que a forma que você está anunciando não é mais aceita e então eles bloqueiam sua conta de anúncios sem aviso prévio…

O que aconteceria com o seu negócio se do dia para a noite saísse de um faturamento de 10 mil por dia para ZERO? E isso não é difícil de acontecer… Já aconteceu inclusive a pouco tempo com o Google e também com o Facebook… empresas que faturavam alto e num estalar de dedos, viram os seus negócios desmoronando como um castelo de cartas. E isso pode acontecer com qualquer plataforma de anúncios, pois são eles quem ditam as regras e não você.

Então, o meu conselho para você hoje é: Diversifique as suas fontes de tráfego, anuncie em várias mídias… Como diria minha saudosa vozinha: “Não coloque todos os ovos na mesma cumbuca”. Para quem não sabe, cumbuca é uma vasilha, uma cesta… ou algo do tipo.

A boa notícia é que fontes de tráfego para você anunciar não faltam. Temos Youtube, Facebook, Google Adwords, Instagram, Twitter, Native Ads, Portais locais, Blogs e muito, muito mais…

Dica Importante: Escolha ao menos 2 fontes diferentes para começar a anunciar e vá aumentando à medida que suas vendas forem acontecendo.

Dica Bônus #2 - Altere seus anúncios com frequência

Provavelmente você sabe que o cérebro humano se entedia com muita facilidade. Gostamos de novidades o tempo todo e rapidamente ficamos entediados com uma mesma mensagem. Inconscientemente o nosso cérebro nos diz: “tá, eu já sei disso! Eu já vi isso! Tô de saco cheio já!”. Isso acontece principalmente com os jovens, a chamada geração Y que buscam mudanças o tempo todo e não suportam a ideia de rotinas e padrões.

Quando vemos um anúncio várias vezes seguidas sem nenhum estímulo novo o nosso cérebro passa a ignorar, pois ele entende essa como uma informação chata, corriqueira e que já faz parte da rotina.

Então, crie uma série de anúncios com chamadas, textos e imagens diferentes. Mude também as cores se possível. Anúncios são estímulos 100% visuais, então coloque algo que chame a atenção das pessoas e que tenha um design agradável aos olhos. Mantenha cada anúncio um determinado tempo e vá medindo os resultados para ver qual anúncio converte melhor, assim, você pode manter esse anúncio mais tempo, enquanto estiver funcionando.


Finalizando

Meu amigo empresário, como você leu até aqui, acredito que você está comprometido e deseja utilizar estratégias que realmente funcionam para aumentar suas vendas. Pois somente pessoas inteligentes e comprometidas com o seu sucesso e com os bons resultados do seu negócio se dedicam a aprender mais sobre estratégias de vendas.

Então, se você está mesmo comprometido e deseja aumentar suas vendas e precisa de uma ajuda especializada, preencha esta aplicação e me conte um pouco sobre o seu negócio, que eu pessoalmente vou entrar em contato com você para te entregar um plano prático de como aumentar suas vendas aplicando estratégias de Campanhas de Vendas Online.

Gostou desse artigo ou tem alguma dúvida? Então deixa seu comentário logo ali abaixo, terei o maior prazer em responder.

Forte abraço!

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  • Rodrigo Magela

    Conteúdo de muita relevância.
    São erros que não vou cometer mais.
    Parabéns Fred.

    • Obrigado Rodrigo! Fico feliz em saber que o artigo te ajudou!
      Forte abraço!